Postagens populares

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

INFÂNCIA

uma pergunta muito séria precisa ser feita nesse final da primeira década do século 21, estamos no dia 24 de novembro de 2010, as pessoas se escondem dentro de casa mais do que em qualquer outro momento da história da humanidade e se calam também mais do que em qualquer outro momento histórico. o medo está ai. então, o que é liberdade hoje, aqui nesse momento?
sim, liberdade ganha conceitos diferentes dependo do momento em que estamos vivendo. e hoje liberdade se dissolveu. ser livre pode ser ter o direito de dizer o que pensa dentro de uma maquina para o mundo todo sem se expor realmente porque não se tem certeza do que se está dizendo.
mas, na verdade, liberdade vai muito além de qualquer uma dessas coisas. quando eu era criança tinhamos o direito de ir pra rua e brincarmos o dia inteiro ou irmos para o quintal e brincarmos o dia inteiro, hoje as crianças passam o dia inteiro dentro de casa assistindo televisão  ou brincando no computador, não se moviementam, não imaginam, não sonham para brincar de ser, de faz de conta. ou quando vão para as ruas como no caso do bairro onde moro e que mudou muito dos últimos cinco anos para cá, entram em contato direto com a violência de todos os tipos, tanto aquela que lhe afeta diretamente o fisico como aquela que lhe retira o direito a inocência, violência sexual, mental, etc... e acho que ai deve residir a maior preocupação das pessoas, as crianças precisam ter o direito de serem crianças, pois é daí que vem o futuro.
sei que todo mundo diz isso e parece que ninguém faz nada apenas planos que não levam a sério e continuam destruindo a infância.
a juventude está se tornando a categoria etária mais vulnerável de todos os tempos, pois dela saem os bandidos que morrem com menos de 18 anos e não viveram sua infancia e por isso não tem direito a juventude.e os adultos apenas conseguem olhar assustados com essa infeliz nova realidade e se trancafiam em suas casas buscando ter mais segurança e alcançar finalmente a paz.
mas nada disso vai acontecer principalmente enquanto a televisão continuar tornando superficial uma discussão tão séria como está. é o que está acontecendo na novela voltada para os adolescentes chamada Malhação, a discussão lá está tendenciando para a redução da maior idade penal para os dezesseis anos após um arrastão promovido por adolescentes onde uma aluna da escola morre e todos debatem se realmente o certo não seria reduzir a maior idade penal para assim solucionar esse problema.
assim se minimiza a responsabilidade das pessoas com a educação e o cuidado com a juventude pobre que não consegue ter uma educação de qualidade e nem oportunidade de alcançar uma melhoria de qualidade de vida e assim entra em choque com a realidade que a midia lhe aponta, onde os personagens das novelas e filmes tem direito a roupas e sapatos de marca, computador com internet e tudo o que lhes resta é a periferia sem luz, água, esgoto e o minimo como o direito a educação e saúde não acontece.
o que a sociedade pode fazer?????????????
tudo. está em nossas mãos o futuro enquanto ainda respiramos juventude e conhecimento.


Nenhum comentário: